8.6.09

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - 1 DE JUNHO


No Dia Mundial da Criança, fomos à Casa das Artes em Famalicão, e assistimos à peça de teatro “ Os músicos de Bremen” extraída da obra dos Irmãos Grimm.
Esta peça baseou-se na história de quatro animais (burro, cão, gato e galo), que foram condenados à morte, pelos próprios donos, pois estes achavam que os animais estavam velhos e já não eram úteis.
Então, os quatro animais resolveram partir para a cidade de Bremen, para tocar na fanfarra desta cidade, escapando assim às «garras» dos seus donos e mostrando que ainda têm gosto pela vida, sonhos a concretizar e vontade de viver.
Em conjunto formam um grupo de músicos aprendizes e continuam a lutar para a realização do seu sonho e felicidade.
Esta peça foi muito bonita e interessante, e acima de tudo aprendemos muito, pois tiramos vários ensinamentos:
Os “velhos” têm o mesmo direito à felicidade;
Os “velhos” nunca devem desistir, mas sim continuar a lutar para alcançar a felicidade;
Nunca se é “velho” para aprender;
Na nossa vida encontraremos sempre pessoas na mesma situação que nós, e juntos seremos mais fortes e capazes de lutar pelos nossos objectivos, partilhar as nossas tristezas, alegrias, desejos…
Foi mais um dia bem passado, pois o Teatro apresenta-se como uma forma lúdica de aprendermos.

Curiosidade
A fábula Os Músicos de Bremen, tem assim um significado óbvio: os quatro animais representam as diferentes classes do povo e os seus donos os regentes feudais desse tempo. Bremen, uma cidade livre onde não existia feudalismo, era o local natural para se viver sem amos.

3 comentários:

Hilário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hilário disse...

No processo educativo, no percurso escolar que os nossos filhos têm de fazer, é bom saber que este percurso também passa por outras vertentes educativas que não seja apenas a sala de aula, assim, desta forma, é-lhes oferecida a possibilidade de participarem neste tipo de actividades como forma de aprendizagem. Assim sendo, como o teatro é uma forma de arte, na qual um actor, ou um conjunto de actores, interpreta uma história, com o objectivo de apresentar uma situação e despertar sentimentos no público, também esta peça de teatro que os alunos tiveram a oportunidade de ver, despertou neles grandes emoções.

Entretanto, gostava de partilhar convosco um artigo que li no Jornal de Notícias, em relação à televisão, neste artigo constata-se que, de uma forma muito gradual, passamos muito tempo em frente da televisão. Por isso, a questão que se coloca, é a seguinte: Fazemos bem em ver muita televisão?

Televisão prejudica aquisição de linguagem

Muitas vezes a televisão está simplesmente ligada, ouvindo-se casa fora, como se de uma banda sonora se tratasse. Mesmo nestes casos, segundo um estudo norte-americano, esta afecta a aquisição de linguagem infantil.

De acordo com a pesquisa realizada por investigadores da Universidade de Washington, quando os pais e familiares estão expostos durante quatro horas ao som da televisão, acabam por falar menos, usar menos vocabulário e, por consequência, interagir pouco e conversar sem dar a devida atenção aos mais pequenos. Por outro lado, os autores explicam: há cada vez mais miúdos que começam cedo a ver televisão, logo nos primeiros anos de vida, período esse que é fundamental ao desenvolvimento de tarefas de aquisição de linguagem. Os resultados mostram que por cada hora de exposição ao pequeno ecrã, se associava uma diminuição de 770 palavras proferidas pelo adulto. Notando-se, depois, da parte da criança, uma captação menor de vocabulário, quando comparada com uma inserida num ambiente em que se dispensa a presença familiar do televisor. A esta constatação deve-se anexar ainda outras duas conclusões, explicam os investigadores, dirigidos por Dimitri A. Christakis, segundo se publica na revista da especialidade Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine. Primeiro, os meninos são deixados muitas vezes sozinhos diante do ecrã. Por outro lado, ainda que os adultos se esforcem muitas vezes para controlar o que se passa, mostram-se quase sempre distraídos e alienados. A pesquisa põe cobro também à ideia generalizada de que muitos DVDs lançados no mercado, especialmente criados para os mais novos, proporcionarem a pais e seus filhos uma oportunidade, e mais do que isso, um incentivo à interacção construtiva. O que, segundo esta análise, carece de comprovação científica. O estudo analisou 329 crianças com mais de 2 meses e menos de 48, e implicou dois anos de experiências.

Margato, Dina – Televisão prejudica aquisição de linguagem. Jornal de Notícias. (13 Jun. 2009), p. 49.

Hilário

Joao hernani da costa e vaz disse...

Isso porque tudo bem