23.5.09

PNEP (PROGRAMA NACIONAL DE ENSINO DO PORTUGUÊS)

Terça-feira, dia 19 de Maio, tivemos a última aula de Língua Portuguesa, no âmbito do PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português), com a presença do Sr. Dr. Fernando, formador nesta área.
Fizemos grupos de trabalho, cabendo a cada um dos elementos do grupo, uma tarefa ,após a leitura. A tarefa de cada um contribuiu para a construção da leitura em círculo de leitura, uma vez que a leitura consiste em muito mais do que simplesmente ler.
As tarefas a desempenhar foram as seguintes: O Senhor dos Excertos, O Mágico das Palavras, O Senhor das Ligações, O Animador da Discussão e O Ilustrador.
Lemos o segundo capítulo da obra «O Sonho de Mariana» de António Mota, integrada no PNL (Plano Nacional de Leitura), e todas as actividades se desenvolveram à volta deste capítulo.
Esta aula foi divertida e muito interessante, pois experimentámos uma nova modalidade de leitura e compreensão da mesma. Todos se revelaram muito responsáveis pela sua tarefa, tentando desempenhá-la o melhor possível.
Agora, que o final de ano se aproxima, aproveitamos para agradecer ao Sr. Dr. Fernando a sua presença na nossa sala de aula, ao longo destes dois anos, e ao Sr. Dr. Hilário (pai de uma colega nossa) as sugestões que nos tem dado, através do nosso blogue, sobre algumas obras do PNL que temos explorado na nossa sala de aula.

2 comentários:

Hilário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hilário disse...

Todos nós temos motivos para ficar contentes com o trabalho que foi desenvolvido ao longo destes dois anos com os alunos do 3º ano, turma d5, em relação ao PNEP, por isso, é com grande expectativa que aguardamos a continuidade deste projecto no próximo ano lectivo. Seria interessante que este projecto pudesse ter seguimento nas escolas secundárias, envolvendo os professores do Departamento de Português (melhor ainda, ter inicio na pré-primária e seguir até ao secundário).
É de salientar a importância do PNEP para a aquisição de competências de leitura continuada, e que, no caso, da turma d5 do 3º ano, está bem patente no empenho e entusiasmo com que os alunos abraçaram o projecto, a alegria que transparecia quando falavam do livro que estavam a ler na sala de aula, era bem evidente.
Esta ideia de trabalhar o livro em contexto de sala de aula, do meu ponto de vista, é muito importante porque, não se lê apenas o livro, mas interpreta-se o que está escrito, ou seja há todo um trabalho de “desconstrução” do texto, que fará com que os alunos entendam melhor o conteúdo das histórias. É perceptível a intenção primordial dos responsáveis do projecto, ao pretenderem desenvolver e aperfeiçoar capacidades de compreensão e expressão oral e escrita; desenvolver e aperfeiçoar técnicas de análise textual; desenvolver capacidades de análise e interpretação do texto narrativo; reconhecer o valor expressivo da linguagem; diversificar experiências de leitura; aprofundar conhecimentos relativos ao discurso narrativo e à literatura, bem como fomentar o gosto pela leitura.
De salientar o empenho das pessoas envolvidas no projecto, a que eu chamaria de trilogia integrada, ou seja: formador, professora da turma d5 3º ano e a professora responsável pela biblioteca escolar. Este trabalho de equipa, fará com que os objectivos do projecto sejam alcançados, ou seja formar leitores.
Obrigado e continuação de bom trabalho.

Hilário


Para todos nós, que nunca deixemos de ser crianças.

Embora o dia Mundial da Criança, tivesse sido ontem, deixo-vos um poema de Fernando Pessoa:

“Quando as crianças brincam”

Quando as crianças brincam
E eu as oiço brincar;
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar

E toda aquela infância
Que não tive me vem
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém

Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no meu coração.

05-09-1933

2 de Junho de 2009 16:00