17.6.09

VISITA DE ESTUDO AO LUGAR DOS AFECTOS

A nossa turma, juntamente com as restantes turmas da escola, realizou uma visita de estudo ao Lugar dos Afectos em Aveiro.
Ao longo do ano lectivo, desenvolveram-se se na nossa Escola vários projectos entre os quais se destacou a Educação para os Afectos, daí que a visita a este local completaria este projecto
No Lugar dos Afectos, fomos recebidos por uma menina que nos acompanhou até junto de um “ vulcão” e do “ pântano das mentiras” onde nos contou a história da Graça Gracinha, fundadora deste lugar.
Seguidamente passamos a visitar as várias casinhas ai existentes: Guarida da Esperança, Abrigo da Amizade, Prenda de Amor (casa das festas), Recanto dos Namorados e a Casinha do Romance ainda em construção.
Em quase todas as casinhas observámos o fio de afecto, e em algumas este fio, fazia um laço, que significa um rastilho de uma estrela, sendo este mesmo, o símbolo da amizade.
Na casinha da Amizade, todas as telhas tinham escritas uma palavra relacionada com os afectos e representada a respectiva planta que simboliza os mesmos sentimentos: alegria, paz, confiança, sinceridade, amizade, perdão, tolerância, paciência, esperança, verdade, ternura, amor, meiguice, harmonia, solidariedade, respeito, lealdade, coragem, fidelidade, sensibilidade, calma, afecto e felicidade.
Todos estes sentimentos fazem parte dos principais condimentos da amizade.
No lugar dos Afectos, realizámos várias actividades lúdicas relacionadas com estes mesmos sentimentos.
Neste local (Lugar dos Afectos), sentíamos que no ar reinava o amor, pois as janelas, as portas, e o jardim tinham a forma de corações e todas as mensagens falavam de amor, amizade, afecto…
No final desta visita, sentimo-nos diferentes e até parecia que o nosso coração tinha mudado, ou seja ficou mais amigo, compreensivo, tolerante, feliz …
Esta visita foi muito interessante e divertida.
No final do dia, de regresso à escola, fizemos um piquenique com todos os colegas da escola, professores e funcionárias e como não podia deixar de ser, comemos um gelado, sentados numa esplanada.
Foi um dia bastante agradável e inesquecível para todos nós.
Aproveitamos este espaço, para agradecer aos nossos pais, professores, funcionários, Associação de Pais e a todos os que contribuíram para a realização e sucesso desta visita de estudo.
Já agora, sugerimos a outros colegas que visitem este local (Lugar dos Afectos), pois temos a certeza de que irão adorar.

1 comentário:

O meu blog disse...

Esta visita de estudo ao Lugar dos Afectos foi muito bonita.
Eu e o resto dos meus colegas fomos visitar o Lugar dos Afectos.E também fizemos um texto que foi este.

Do aluno Vitor