Vestígios do passado local
O filme que vi sobre Riba de Ave, mostrou-me como era a minha terra, há alguns anos atrás e como viviam os nossos antepassados.
Este, foi feito pela minha professora Maria do Carmo.
No filme, vi um cruzeiro que está situado em frente à ponte. Tem gravado o nome da pessoa que o mandou construir e está ligado à lenda da ponte.
Observei uma igreja antiga, construída pelos romanos. Junto à igreja, existiam túmulos feitos de pedra e com inscrições. Estes eram utilizados para colocar as pessoas que morriam e até tinham a forma do corpo das pessoas.
Vi uma ponte romana. Esta ponte era muito importante para a época, uma vez que facilitava o transporte das pessoas, dos animais e das mercadorias.
Também vi alguns instrumentos da época, ligados à actividade têxtil, como a roca e o fuso que serviam para fiar o linho, e o tear manual que servia para tecer o linho.
Pude ver um moinho de água, que servia para os moleiros moerem o milho, que depois de transformado em farinha, seria para fazer o pão. O pão, era um alimento muito importante na época e consumido por todas as pessoas.
O que mais gostei de ver, foi o moinho de água. Ao ver estas imagens, percebi melhor, como eram os moinhos, qual a sua utilidade, e que eram construídos junto dos rios, pois eram movidos pela força da água.
Sara
3.12.08
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário