Lenda do Penedo da Grade
A propósito desta lenda, diz-se, que era uma vez um lavrador que em dia de Santo António, teimava em lavrar um seu campo, indiferente a esse mesmo dia de santificada guarda. Os animais escolhidos para puxarem à grade era um par de toiros, bonitos como o sol. Mas estes recusavam-se a executar o trabalho. E vai daí o lavrador, fora de si , numa praga incontida , gritou que o diabo os levasse.
Ora o diabo que andava perto levou o lavrador, a grade e os toiros, fundindo tudo em oiro maciço no penedo que ergue acima do leito do rio. Daí o nome de Penedo da Grade, daquela grade que alguns já têm tentado desencantar, e afirmam terem visto em recâmaras horríveis que existem no fundo do mesmo penedo. A sua guarda está confiada ao diabo, a quem será preciso iludir em manhã de S. João. Já meteram fogo ao penedo, mas ele resistiu.
Também se conta esta lenda de outro modo.
Andava uma bonita moira a lavrar o campo com a sua grade de oiro puxada por dois belos novilhos, quando sentiu a aproximação dos cavaleiros cristãos que visavam aprisioná-la. Na fuga, precipitou-se sobre um penedo próximo que a recolhera no seu interior com os toiros e a grade, onde há séculos aguarda quem a vá desencantar.
15.12.08
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário