10.2.09

Notícias do PNEP



A nossa professora frequenta uma Acção de Formação sobre Língua Portuguesa com o Formador Sr. Dr. Fernando Lopes.
Com esta formação, a nossa professora pretende actualizar e aprofundar os conhecimentos científicos e metodológicos, no que respeita ao ensino da Língua Materna.
De vez em quando, às segundas-feiras, o Sr. Dr. Fernando, vem assistir ás nossas aulas de Língua Portuguesa. Assim, a nossa professora tem o cuidado de pôr em prática os temas abordados nas oficinas temáticas da formação.
Nós até gostámos, pois já nos familiarizámos com a sua presença na sala de aula, desde o ano passado, pois é o 2º ano de formação, e já no ano anterior, o Sr. Dr. assistia às nossas aulas de Língua Portuguesa.
Esta última aula assistida, foi muita divertida, pois realizámos actividades, que no início pensámos que não saberíamos como as realizar, no entanto, foi facílimo e até divertido. Apenas foram diferentes das que estamos habituados a fazer.
O Sr. Dr. Fernando gostou muito das actividades e até tirou fotografias aos nossos trabalhos.
A aula começou com uma dramatização de um conto” Os ovos misteriosos”, conto este, que alguns meninos já conheciam da biblioteca.
Para além das várias actividades que realizámos no âmbito da área de Língua Portuguesa, tirámos várias conclusões com este texto: “A união faz a força “; “ Somos todos diferentes, somos todos iguais”. Aprendemos valores de amizade, respeito pelos outros, solidariedade, aceitação das diferenças…

1 comentário:

Hilário disse...

Não conhecia o programa PNEP, que é destinado a professores do 1º ciclo, e tem como objectivo primordial melhorar os níveis de desempenho por parte dos alunos em relação à Língua Portuguesa, no que respeita aos níveis de compreensão de leitura, de expressão oral e escrita. Uma vez mais, ao navegar pelo blogue da turma d5 3º ano tarde, fiquei agradavelmente surpreendido com o “post” que a turma colocou, ao dar a conhecer a acção de formação que a professora está a fazer com a ajuda do seu formador e que pelos vistos já vão no 2º ano e com resultados bastante positivos, onde todos os alunos participam de uma forma empenhada, porque segundo nos dizem, nesta última actividade, fizeram a dramatização de um conto, chamado “Os ovos misteriosos”, escrito pela Luísa Ducla Soares, cujo conteúdo apela para valores, que são importantes para a formação de todos, em particular dos mais novos. Incutir nas nossas crianças os valores mencionados, fará com que sejam melhores cidadãos. Daí a importância da escolha dos livros que são trabalhados, quer pelo formador, quer pela formanda. Parabéns.
Ficamos a perceber que as acções de formação, quando passam da teoria à prática (como é o caso), uma vez que são realizadas em contexto sala de aula, imprimem uma dinâmica muito interessante e nada melhor do que ter os próprios alunos a participarem. Também ficamos a saber que os alunos estão contentes, por verem que a professora deles está empenhada em actualizar-se, em adquirir novas competências, em suma adquirir novos conhecimentos, e que, como todos percebemos os beneficiados serão eles. Na minha opinião, esta área é das mais importantes a ser trabalhada e com uma visão de futuro (ainda bem que a professora dos nossos alunos, está sensibilizada para esta temática), pois só formando bons leitores, teremos bons alunos (não só na Língua Portuguesa, mas também noutras áreas do conhecimento). A ideia de trabalhar outro tipo de leitura, que não seja a do programa curricular, fará com que o aluno adquira outro tipo de competências, pois como todos sabemos, o contacto com a leitura desde a mais tenra idade são cruciais para criar hábitos de leitura contínua. Ter formas e perspectivas diferentes de abordar um conto, como foi o caso dos “Ovos misteriosos”, que foi trabalhado pelos alunos, fez com que tivessem uma visão diferente daquela a que estavam habituados e foi um complemento à tradicional leitura em voz alta, penso que, é uma forma diferente e dinâmica de ajudar a entender, a interpretar, a reflectir, a imaginar (enfim, a “navegar” nas ondas da imaginação), o que de uma maneira muito simples, é o que os livros proporcionam, para além de fomentar a crítica e o raciocínio.
É de sublinhar a importância do blogue na divulgação deste tipo de actividades, para além de apelar à reflexão por parte dos pais, incute uma dinâmica proactiva.
No seguimento da actividade que os meninos realizaram, deixo a sugestão de um livro da mesma autora:
A vassoura mágica / Luísa Ducla Soares, com ilustração de Paula Oliveira, editado em 1986, conta a história de uma vassoura, que não era como as outras vassouras, era uma vassoura mágica e pertencia a uma bruxa, com o nome de Rabucha. Um dia lembrou-se de ir até à cidade sem ninguém estranhar. Em que dia? No dia de Carnaval. Este é o início do conto e como o Carnaval está a chegar, falem com a vossa professora para ver se o livro está na Biblioteca da escola, assim, ficam a saber o resto do conto, que por sinal é muito engraçado.
Parabéns a todos os meninos pelo empenho e vontade em aprender coisas novas.

Hilário
(Pai da Sara)